Aprender a Aprender

 

Objetivos

Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico: Representações, expectativas e desafios.

Objetivo geral 1 : Potenciar uma integração efetiva e emancipatória dos/as estudantes no meio académico
• Promover a compreensão do valor do conhecimento, bem como, do uso de códigos linguísticos específicos do contexto académico.
• Desenvolver estratégias que concorram para a melhoria do desempenho académico das/os estudantes

Objetivo geral 2: Perceber as dificuldades de integração dos estudantes
• Compreender as principais representações e expetativas das/os estudantes quando chegam ao Ensino Superior no que respeita ao trabalho académico formal.
• Compreender as principais dificuldades de adaptação às exigências do Ensino Superior (interpretação da articulação curricular dos cursos, rigor científico).
• Compreender as principais dificuldades das/os estudantes ao nível do estudo académico (leituras recomendadas e pesquisa autónoma, gestão do tempo, estrutura e redação de textos entre outras dimensões)

 

Dimensões estruturais do Projeto

• Caraterização dos/as Estudantes: origem socioeconómica; origem geográfica; percurso académico-profissional; situação perante o emprego; faixa etária; situação familiar;
• Caraterização da instituição do Ensino Superior e da(s) Licenciatura(s) em análise:
• Caraterização das dificuldades de integração dos estudantes e estratégias que mobilizam para as ultrapassar.
Metodologia: Estudo de caso
Técnicas de recolha de informação:
• Análise documental; Observação participante; Inquéritos por entrevista; Inquéritos por questionário; focus group


Investigador Responsável: Maria José Araújo

Consultor: João Teixeira Lopes – FLUP

Investigadores no Projeto:
Ana Bravo (anabravo90@gmail.com)
Carina Coelho (carinacoelho@ese.ipp.pt)
Fernando Diogo (fdiogo@ese.ipp.pt);
Hugo Monteiro (hugomonteiro@ese.ipp.pt);
Isabel Timóteo (isabeltimoteo@ese.ipp.pt);
Isabel Ventura (isabel.ventura.ese@gmail.com);
Jorge Paiva (jorgepaiva@ese.ipp.pt);
Pedro Duarte (pedropereira@ese.ipp.pt);
Rui Pinto (ruipinto@ese.ipp.pt);
Rui Teles (rteles@ese.ipp.pt);
Ruth Sampaio (ruthsampaio@ese.ipp.pt);
Salomé Uribe (salome.uribe@gmail.com)
Teresa Martins (teresamartins@ese.ipp.pt);
Vera Diogo (veradiogo@ese.ipp.pt)

Colaboradores do Projeto:
Ana Isabel Magalhães
Fernanda Silva
Susana Fonseca
Lucia Queirós
Margarida Araújo

Instituição Responsável
INED – ESE/IPP
Instituições Parceiras


Data início:2013

Data de termo: Em curso


Produtos

Livro

Capítulos de livros

Artigos 

Comunicações

Poster

 

Referências:

  • Araújo, M.J.; Uribe, S.; Bravo, A.; Monteiro H. & Martins T. (2016). Estudar, Investigar e Intervir. Cadernos Pedagógicos 1. Porto: ESE-IPP. ISBN 978-972-8969
  • Araújo, M.J.; Monteiro, H.; Diogo, V.; Martins, T. (2014). Adultos em contextos juvenis: Prelúdios de um projeto em torno de estudantes Maiores de 23. Revista Sensos, 4, 7. (77-90). ISSN 2183-1432
  • Araújo, M. J; Sampaio, R.; Lopes, H. (2014). “Estudantes no Plural: Reflexão a partir das experiências dos estudantes de Educação Social nos processos de transição para o Ensino Superior”. Pedagogia/Educação Social – Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação. ed. 1ª, 1 vol. Porto:ESE.
  • Araújo, M.J. & Diogo, F. (2015). Estudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior público. In II Colóquio internacional de Ciências Sociais e da Educação. Braga: Universidade do Minho, 939-947.
  • Diogo V., Araújo M.J., Monteiro, H., & Martins T. (2014). Reflective requirements: Learning to Learn: A Case Study in a Portuguese Higher Education Institution ETEN annual conference 2014 – The Concept of “Bildung” in Teacher Education – 3rd – 5th April in Leipzig, Germany
  • Diogo V., Araújo M.J., Monteiro, H., & Martins T. (2014). Integrating Higher Education in Middle Adulthood. Paths to Empowerment: Struggle and Self-accomplishment. Local Change, Social Actions and Adult Learning : Challenges and Responses. Congresso Internacional 26,27 e 28 de Junho – local: IE-UL Lisboa
  • Araújo, M.J. & Diogo, F. (2015). Estudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior público. In II Colóquio internacional de Ciências Sociais e da Educação. Braga: Universidade do Minho, 939-947.
  • Diogo V., Araújo M.J., Monteiro, H., & Martins T. (2014). Reflective requirements: Learning to Learn: A Case Study in a Portuguese Higher Education Institution ETEN annual conference 2014 – The Concept of “Bildung” in Teacher Education – 3rd – 5th April in Leipzig, Germany
  • Diogo V., Araújo M.J., Monteiro, H., & Martins T. (2014). Integrating Higher Education in Middle Adulthood. Paths to Empowerment: Struggle and Self-accomplishment. Local Change, Social Actions and Adult Learning : Challenges and Responses. Congresso Internacional 26,27 e 28 de Junho – local: IE-UL Lisboa
  • Dantas, P; Fernandes, P; Araújo, M.J. & Santos Rui ( 2014). Estilos de vida, desporto e lazer no meio académico: algumas notas. In XI Seminário Internacional Educação Física Lazer e Saúde: Perspectivas de desenvolvimento num mundo globalizado. Porto: ESE-IPP
  • Diogo V., Monteiro, H., & Martins T. (2014). Educação Inclusiva: integração de estudantes maiores de 23 no Ensino Superior Encontro nacional: Portugal, 40 anos de Democracia FPCE-UP
  • Araújo, M. J; Diogo, F.; Diogo, V.; Monteiro, H. (2014) “Aprender a Aprender”. Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: representações, expectativas e desafios . In XXVII Congresso Internacional de Pedagogia Social. Porto.454-458
    Weblink

 


OBS: Este projeto em curso pelo período de 3 anos o que corresponde ao período de um curso de licenciatura. Dado tratar-se de um projeto em construção com os/as estudantes com o objetivo de alargar e partilhar a sua reflexão a contextos europeus de investigação no Ensino Superior, não se prevê neste momento a data exata da sua conclusão, pelo que, também a calendarização pode ser ajustada. Foram envolvidos estudantes na elaboração de instrumentos de recolha de informação assim como na análise dos dados recolhidos.

Author: Grupo de Apoio ao Trabalho Académico

Deixe um comentário