Estilos de vida, desporto e lazer no meio académico

Estilos de vida, desporto e lazer no meio académico: algumas notas

Paula Dantas; Anabela Fernandes; Maria José Araújo; Rui Pinto

Resumo

Todos temos uma ideia do significado da prática desportiva e dos hábitos e estilos de vida dos jovens não só, pelo que vemos e ouvimos no meio familiar, como pelas notícias através dos média. No entanto, muitas vezes, esse conhecimento é baseado em ideias feitas e informações pouco fundamentadas. “Juventude é só uma palavra” como refere Bourdieu (1978). Estamos perante uma realidade complexa que vai acontecendo em terrenos labirínticos como refere Machado Pais (2005). No caso do desporto, a exaltação dos “bons miúdos” dedicados ao jogo de força, como o râguebi ou o futebol, exaltado pelos intervenientes na pratica desportiva, mostra o quanto a representação ideológica baseada em classificações estereotipadas ajuda a perpetuar as relações de poder (Bourdieu, 1978; Elias, 1992). Os estudos sobre a procura desportiva têm vindo a revelar que a prática desportiva tem aumentado substancialmente, mobilizando jovens de todos os contextos sociais e constitui-se como um hábito cultural que, uma vez adquirido, tem tendência a ser reproduzido ao longo da vida (Marivoet, 2001). Este artigo é baseado num estudo de caso, realizado em conjunto com estudantes que estão a frequentar o Ensino Superior Politécnico público. Os dados utilizados foram recolhidos a partir de inquéritos por questionário a estudantes e focus group, para além da observação participante. Neste texto discutimos alguns dos resultados desta pesquisa, nomeadamente: i) representações relativamente ao desporto enquanto fenómeno social; ii) tipo de modalidades desportivas que conhecem, valorizam, praticam ou gostariam de praticar; iii) perceções sobre o impacto dos media no desporto; iv) representações de género; v) percursos sociais e escolares dos estudantes que facilitam ou inibem a atividade física. Os resultados mostram uma fraca participação nas atividades físicas e desportivas e ainda conceitos pouco coerentes sobre a mesma.

Palavras-chave: Juventude, Lazer, Desporto, Estudantes.