EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1: Sentidos da transformação
Este eixo acolhe trabalhos que assinalem e/ou apontem o sentido de uma transformação. Diz respeito a projetos reais, sonhados ou imaginados, que pretendem discutir intentos desejados de mudança. Sentidos da transformação entende a educação e a cultura como experiências destinadas a mudar e a corrigir o que ajuizamos como injusto.
Eixo 2: Sentidos do espanto
Na raiz do estudo está a admiração, a surpresa ou o espanto. Este segundo eixo destina-se a trabalhos de leitura, de escrita, de monografia que sejam reveladores desta preocupação e/ou que expressem dimensões que não estamos habituados a encarar como estudo, como as artes e todas as formas de movimento.
Eixo 3: Sentidos da diversidade e do encontro
Todo o sentido é viajante, como toda a educação é irrequieta. Pretende-se, neste eixo, discutir oportunidades e limites no contacto com as diferenças, numa geografia variável feita de muitos idiomas, de muitas tradições, de muitos sotaques e entoações. O sentido desta diversidade na educação e nas culturas é o assunto que pretendemos convocar com este eixo.
Eixo 4: Sentidos da imaginação
Não somos só lápis e papel, giz e quadro, computador e diapositivo. Este eixo quer acolher propostas para se fazer diferente ou para se negociar essa diferença nos contextos onde ela pareceria mais improvável. Queremos partilhar e discutir: o momento em que usamos um jogo; a situação em que usamos uma rede social; o modo como decidimos entregar o nosso trabalho recorrendo a uma gravação, a um vídeo ou a um local que criamos na internet. Este eixo acolhe respostas de imaginação que reconstruam o mais convencional e a ordem das coisas.
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Obrigatoriamente, a autora/o autor ou autoras/autores principais têm que ser estudantes da ESE (ou alumni que tenham terminado o seu percurso formativo nos anos letivo 2021/2022 ou 2022/2023) e as submissões deverão decorrer do trabalho realizado enquanto estudante(s) da ESE.
Há dois tipos de submissão possíveis:
-
- Comunicações, que poderão ser estudos, relatos de experiências, desenhos de investigação ou propostas de intervenção;
-
- Apresentações ou oficinas artístico-motoras, orientadas para a natureza expressiva subjacente ao trabalho artístico, motor, desportivo e/ou oficinal.
Os participantes no Seminário podem enviar os resumos devidamente integrados num dos eixos temáticos definidos, tendo em consideração as seguintes datas:
-
- Envio de resumos para comunicações/apresentações ou oficinas artístico-motoras – até 12 de novembro;
-
- Comunicação de aceitação – até 30 de novembro.
O documento deverá ser enviado para gata@ese.ipp.pt, de acordo com o modelo disponível, que integra a seguinte informação:
-
- Título – letras maiúsculas e negrito;
-
- Eixo temático;
-
- Autor(es) – nome e endereço eletrónico;
-
- Indicação se é resumo de uma comunicação ou de uma apresentação/oficina artístico-motora;
-
- Resumo – entre 250 a 350 palavras (aproximadamente);
-
- Palavras-chave – entre 3 a 5.