A publicação de resultados significa partilhar, divulgar, tornar oficial, validar dados e conteúdos de matérias em áreas científicas do estudo que levamos a cabo e proporciona aos investigadores o reconhecimento público dessa descoberta.
Desejável porque, sobretudo na área da educação, não tem sido visível o efeito do resultado da investigação que se faz.
Nesse sentido, o esforço para devolver a informação ao público a que se dirige; perceber como influenciar as políticas públicas; contribuir para melhorar o trabalho ao nível micro, nomeadamente dentro de sala de aula é não só necessário, como urgente.
Como defende Boaventura de Sousa Santos (2000), o conhecimento emancipatório deve estabelecer uma dupla ruptura com o senso comum: a ruptura com as evidências do senso comum hegemónico, feito muitas vezes de preconceitos e de irreflexão, e a ruptura com esse conhecimento científico que produzimos, de modo a que as teorias que construímos possam ser apropriadas pelos outros, em particular por aqueles que mais podem beneficiar do carácter potencialmente emancipatório do conhecimento. A relação entre a produção de conhecimento e a sua difusão é uma questão muito importante e, mantendo a autonomia e as regras próprias do campo científico, pensamos que é preciso, por via da implicação dos investigadores, fazer com que esse conhecimento seja objecto de debate e de transformação pelas pessoas implicadas.