A investigação-formação

A investigação-formação como estratégia de integração dos estudantes no Ensino Superior

IX Encontro Internacional de Inovação Educacional: Intervenção e novas realidades sociais

23 e 24 de março de 2017, Ponte Delgada

Maria José Araujo; Teresa Martins e Fernando Diogo

Resumo:

Ingressar no ensino superior é um dos objetivos de muitos jovens e este momento de transição entre ciclos de escolarização tem muito significado nas suas vidas. Numa conjuntura marcada por sucessivas mudanças e desafios sociais, culturais e educativos, importa refletir sobre a forma como as instituições de ensino superior percecionam e contribuem para a integração dos/as estudantes do ponto de vista psicossocial e académico. Concomitantemente torna-se evidente a importância de se procurar conhecer aquelas que são as preocupações dos/as estudantes relativamente à sua transição e integração neste contexto, envolvendo-os/as ativamente na construção de conhecimento sobre este momento do seu ciclo vital. Assim, criamos um projeto de investigação que designamos “Aprender a Aprender” e desafiamos os estudantes a im-plicarem-se na pesquisa. Trata-se de um estudo longitudinal que envolveu, de forma sistemática, estudantes, num processo de investigação-ação. Foi-lhes proposto, no âmbito da Unidade Curricular Metodologias de Investigação Socioeducativa, que pensassem na elaboração de instrumentos de recolha de dados a partir de estudos exploratórios sobre a transição e integração dos estudantes. As temáticas exploradas foram definidas pelos grupos de trabalho, que fizeram revisão da litera-tura, construíram instrumentos (inquéritos por entrevista e questionário), recolheram, analisaram e refletiram sobre os dados recolhidos que divulgaram em encontros científicos.
Nesta comunicação damos conta deste processo que, entre outros resultados, mostra: i) melhor compreensão do papel de estudante; ii) mais envolvimento em processos de investigação-formação quando se sentem respeitados/reconhecidos; iii) a colaboração/participação em processos de investigação com docentes ajuda a ultrapassar barreiras que condicionam o sucesso académico.

Palavras-chave: integração | transição | investigação | participação | formação