Durante o ano letivo de 2020/2021, as instituições de Ensino Superior vivenciaram dinâmicas muito particulares, provocadas pelas restrições associadas à pandemia ocasionada pelo Covid-19. Por conseguinte, foi necessário repensar os processos de desenvolvimento curricular, nomeadamente as a interação pedagógica. Partindo desta singularidade conjetural, o GATA está a procurar compreender a forma como professores e estudantes …
Continue reading "Grupo de reflexão"
Trata-se de um espaço virtual onde estudantes e docentes podem partilhar informação que considerem pertinente. Trocando isto por “miúdos” significa: Artigos de jornais ou revistas; Documentários, filmes, vídeos; Desenhos, ilustrações, cartoons; Poemas, crónicas, narrativas; Fotografias, músicas; Sites, blogues; Outros. É importante referir que cada uma destas categorias deve chegar até nós através do e-mail do …
Continue reading "O que são “As tuas notícias?”"
Objetivos Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico: Representações, expectativas e desafios. Objetivo geral 1 : Potenciar uma integração efetiva e emancipatória dos/as estudantes no meio académico • Promover a compreensão do valor do conhecimento, bem como, do uso de códigos linguísticos específicos do contexto académico. • Desenvolver estratégias …
Continue reading "Aprender a Aprender"
Poster G.A.T.APoster GATA
____________________________ PROGRAMAÇÃO » NOVEMBRO DE 2015 INTEGRAÇÃO ACADÉMICA, SAÚDE E BEM-ESTAR 19/11 – Grupo de Relaxamento – 1ª edição » consultar aqui 26/11 – Grupo de Relaxamento – 2ª edição » consultar aqui Outras atividades/serviços em contínuo: Consulta psicológica » consultar aqui Necessidades Educativas Especiais » consultar aqui DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Formação – Competências Transversais …
Continue reading "Gabinete do Estudante – Programação Novembro 2015"
Adultos em contextos juvenis: Prelúdios de um projeto em torno de estudantes “Maiores de 23” Revista SENSOS Adultos em contextos juvenis: Prelúdios de um projeto em torno de estudantes “Maiores de 23” Maria José Araújo, Hugo Monteiro, Teresa Martins e Vera Diogo Resumo Entender o significado da nossa experiência de vida …
Continue reading "Adultos em contextos juvenis (Sensos)"
Integrating Higher Education in Middle Adulthood. Paths to Empowerment: Struggle and Self-accomplishment Congresso Internacional 26,27 e 28 de Junho - local: IE-UL Lisboa Integrating Higher Education in Middle Adulthood. Paths to Empowerment: Struggle and Self-accomplishment Vera Diogo, Maria José Araújo, Hugo Monteiro, Teresa Martins Abstract This article is based on an on-going study case that …
Continue reading "Integrating Higher Education in Middle Adulthood"
Reflective requirements: Learning to Learn: A Case Study in a Portuguese Higher Education Institution ETEN annual conference 2014 The Concept of “Bildung” in Teacher Education 3rd – 5th April in Leipzig, Germany Reflective requirements: Learning to Learn: A Case Study in a Portuguese Higher Education Institution Vera Diogo, Maria José Araújo e Teresa Martins Abstract Teaching …
Continue reading "Reflective requirements: Learning to Learn"
Estudante no Plural: Uma reflexão… Teorias & Práticas: Espaços de Investigação, Formação e Ação XXVII Congresso Internacional de Pedagogia Social – Seminário interuniversitário Setembro de 2014 Estudante no Plural: Uma reflexão a partir das experiências dos estudantes de educação social nos processos de transição para o ensino Superior Maria José Araújo; Ruth Sampaio; Humberto Lopes . …
Continue reading "Estudantes no plural: Uma reflexão…"