II Seminário – Democracia e trabalho académico

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (G.A.T.A.) assumiu desde a sua fundação o compromisso de acompanhar os e as estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico (ESE-IPP) do Porto, com o propósito de estreitar as relações de colaboração entre os estudantes e entre os estudantes e os docentes, e de promover o sucesso académico de todos e todas. Hoje, o G.A.T.A. continua a acreditar que o sucesso académico não é uma construção individual, mas antes, um percurso pedagógico que precisa de partilha e de co-construção de saberes.

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, terá lugar o II Seminário do G.A.T.A. 2024 – Democracia e trabalho académico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE P.PORTO), que visa ser um encontro dedicado à partilha e valorização de trabalhos dos estudantes da ESE P.PORTO que abordem diferentes desafios contemporâneos da educação. Tendo como principal foco a relação entre democracia e trabalho académico, este seminário organiza-se em torno de quatro eixos temáticos,  fomentando o debate e a reflexão sobre questões centrais para a construção de uma educação inclusiva, democrática e transformadora.

Partimos da ideia de que a educação deve ser um espaço de co-construção de saberes, onde o diálogo e a colaboração entre estudantes, docentes e outros profissionais surgem como essenciais para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa. Este evento visa, assim, dar visibilidade a trabalhos que, muitas vezes, permanecem invisíveis, e criar um espaço de discussão coletiva, com o propósito de provocar a reflexão crítica em torno das práticas educativas e sociais e a vivência de uma democracia mais plena.

O evento contará também com duas sessões plenárias em que duas figuras de relevo da comunidade educativa do Ensino Superior oferecerão pistas de reflexão e discussão sobre o trabalho académico, neste contexto formativo.

DATA: 10 e 11 de dezembro de 2024

LOCAL: Escola Superior de Educação do Porto

OBJETIVOS

• Partilhar os trabalhos académicos realizados por estudantes da ESE-IPP, privilegiando olhares multiperspetivados e interdisciplinares;

• Facilitar a discussão sobre a natureza do trabalho académico e do conhecimento científico;

• Criar condições de melhor compreensão das dinâmicas subjacentes a encontros académicos, por parte de estudantes da ESE-IPP;

• Discutir o “lugar” dos trabalhos académicos nos diferentes percursos formativos de estudantes do Ensino Superior.

Inscreve-te