Adultos em contextos juvenis (Sensos)

Adultos em contextos juvenis: Prelúdios de um projeto em torno de estudantes “Maiores de 23”

Revista SENSOS

Maria José Araújo, Hugo Monteiro, Teresa Martins e Vera Diogo

Resumo

Entender o significado da nossa experiência de vida é, como refere Mezirow (1997), o que nos define como seres humanos. Facilitar esse entendimento é um objetivo fundamental da educação de adultos. Este artigo tem a sua origem num estudo de caso, em curso, sobre a integração dos estudantes “Maiores de 23” no ensino superior. A integração plena no ensino superior exige que os estudantes consigam compreender e valorizar as suas experiências de vida e que encontrem formas de as integrar nas aprendizagens formais. O material empírico que serviu de apoio a este estudo foi obtido através de entrevistas semiestruturadas e focus group.

Palavras-chave: Educação de adultos, Aprendizagem ao Longo da Vida, Integração.

Abstract

The need to understanding the meaning of life experiences is a condition of being human and, according to Mezirow (1997), the goal of adult education is to facilitate that understanding. This paper is based on an on-going study case focused on the integration of undergraduate students who were older than 23 years when they enrolled in higher education. The data used was collected from semi-structured interviews and focus group discussions. To be able to fully integrate in the educative community, these students have to understand and value their previous experiences and to find ways to incorporate that knowledge in the formal learning activities they are involved in.

Keywords: Adult Education, Lifelong Learning, Integration.

Author: Grupo de Apoio ao Trabalho Académico