O projeto “Aprender a Aprender”

O Projeto “Aprender a Aprender”

Jornal de Sociologia da Educação, Novembro de 2017

Vera Diogo; Maria José Araújo

Excerto:

O Projeto “Aprender a Aprender. Estudo Sobre a Integração e Formação de Estudantes no Ensino Superior Politécnico: Representações, Expectativas e Desafios” partiu da reflexão sobre a experiência docente com estudantes do Ensino Superior. Articulado à criação de um Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (G.A.T.A), constituído por docentes e estudantes, o projeto faz uma abordagem indutiva e compreensiva ao objeto de estudo, tendo sido concebido com o envolvimento dos estudantes na construção dos instrumentos de recolha de dados, e partindo de uma primeira análise das suas representações para a configuração do corpo teórico interpretativo. Com a dupla finalidade de investigação e intervenção, este estudo longitudinal, teve início no ano letivo 2014/2015 e prolongar-se-á até ano final de 2017/2018, de modo a permitir acompanhar a evolução dos estudantes ao longo do percurso formativo. Estiveram envolvidos na fase exploratória estudantes das licenciaturas de Educação Social (regimes Diurno e Pós-Laboral), Educação Básica e Ciências do Desporto. A recolha de dados incluiu trabalhos realizados em algumas unidades curriculares (UC), a realização de um inquérito por questionário, focus groups e entrevistas estruturadas a estudantes (13) que ingressaram pelo concurso especial de acesso ao ensino superior designado por «Maiores de 23 anos». No presente ano letivo serão, ainda, analisados os resultados de um segundo inquérito por questionário à comunidade estudantil de vários cursos de licenciatura, previamente testado, e serão interpretados os discursos de uma amostra de estudantes entrevistados.