Aprender num espaço partilhado: Métodos mistos e novas formas de construir conhecimento. Um estudo na ESE P.Porto em contexto de pandemia

• Susana Lopes – Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Paulo Delgado – Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Maria José Araújo – Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; CIPEM-INET-md – Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical

Resumo

Neste texto, apresentamos um estudo exploratório, de natureza qualitativa, sobre os efeitos da pandemia COVID-19 nos processos de ensino e de aprendizagem, na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Averiguaram-se as perceções dos estudantes sobre o lº trimestre 2020/2021, em parte caracterizado pelo ensino a distância EaD, sobre os processos de ensino e de aprendizagem. Foram passados questionários aos representantes dos estudantes dos cursos de licenciatura, mestrado e CTeSP. Os resultados apontam para a satisfação dos estudantes em relação às metodologias e estratégias adotadas pela instituição e ainda em relação à sua implicação na procura de soluções para os problemas que forem surgindo.